quarta-feira, agosto 06, 2008

Do Plágio



Sabe, super comum se identificar com textos alheios, normal de mais pensar “eu poderia ter escrito isso”, acontece diariamente comigo nesse mundo blogeiro. Já usei diversos textos alheios como base e inspiração para os meus, mas não me caiu às mãos citar isso no final, reconhecer o talento alheio não dói.

O que me deixou realmente puta no caso do plágio desse cerumano foi o fato dele ter roubado a vida alheia, e não só a minha. É algo meio doentio, a pessoa plagiar ligações ou acontecimentos. Vocês acreditam que ele plagiou o texto das minhas calças jeans rasgadas?

E é mais doentio ainda ver que hoje no blog dele, além de ter retirado os comentários, ele fez um post dando o link dos blogs que ele pegava posts e “adaptava” (alias reconheci texto da Tati Bernardi, e ela não consta na lista de “adaptações”). Como assim adaptar? Tem textos meus lá que não muda uma vírgula de lugar!! Ele forjou ligações com o mesmo diálogo? Ele esperou dar duas da manhã para ir fazer miojo a minha moda, e comer a mesma sobremesa? Ele rasgou uma calça jeans da mesma forma e no mesmo momento que eu? Ele passa exatamente pelas mesmas crises de consciência e tem vontade de escrever exatamente a mesma coisa? Eu tenho um irmão siamês e não estou sabendo!!!


No fundo é triste ver isso, pois constatamos o quão vazia pode ser a vida de alguém, que a faça ter a necessidade de plagiar outra vida, viver uma fantasia que acredita ser real...

Eu sinto vergonha por e de pessoas assim. É muito triste tentar justificar o erro da maneira que ele fez, e achar que esta tudo resolvido. Alguém precisa avisá-lo que plagio além de burrice, é crime. E que crime, apesar alguns não acreditar, ainda é algo punível.

Mas no fim, no fundo, eu fico apenas com vergonha alheia.



*(Carol que me avisou por email do acontecido)

Nenhum comentário: