quarta-feira, março 07, 2007

Adolescer...

Adolescer é tomar mais sorvete e menos sopa. É dar longa caminhada sem se preocupar com o trajeto. E fazer mala pequena ou não ter bagagem alguma. E não ter pressa, pois sabemos que temos uma vida pela frente, ou ter pressa demais porque achamos que não temos um minuto a perder. É ter mais problemas reais e nenhum problema imaginário, ou ter problemas imaginários demais e nenhum problema real. Ou não ter problema algum. Porque adolescer é dar-se o luxo de mudar de opinião o tempo inteiro, é poder ter uma crise pela manhã, pois o amor da sua vida te deixou e você nunca mais irá amar, mas sair a noite e acabar conhecendo o grande amor da sua vida que você irá amar sempre até morrer. Ou até uma próxima manhã.

Adolescer é não fazer perguntas, é ir. Pagar pra ver. Atirar-se! Chegar na ponta do precipício sem preocupar-se com a queda, pois sabemos que vamos voar. É fechar os olhos e voar. Dar o passo maior do que a perna, quebrar a cara, voltar atrás e dar dois passos pequenos pra chegar a algum lugar. Ou então é entender que aquele mesmo precipício só se vence com um imenso pulo.

Adolescer não tem idade, não tem época, não tem momento. Pode não acontecer nunca durante uma vida inteira. Como pode não acabar nunca. Pode morrer e renascer diversas vezes.

Adolescemos quando estamos apaixonadas. Adolescemos quando ganhamos algum presente que queremos muito. Adolescemos quando encontramos nos olhos daquele cara o mesmo brilho que temos nos nossos. Reflexos. Adolescemos quando paramos pra brincar com nossos filhos. Adolescemos quando vamos acampar e passamos a noite matando pernilongos e tomando um wisky pra espantar o frio, só que bebemos tanto que acabamos a rir com os pernilongos. Ou quando vamos a uma sessão de cinema pra ver desenho animado.

Adolescer é um ato que depende de nós. Podemos diariamente encontrar um motivo para isso. Ou podemos simplesmente nos conformar que não somos mais adolescentes e morrer mais cedo.




Eu ando adolescendo... Definitivamente.

Nenhum comentário: