sexta-feira, maio 12, 2006

- Mãe eu te amo!

Dito assim depois de uma bronca danada, te amolece as pernas, te enche os olhos d'água e te faz sentir culpada pela bronca que vc agora já acha que foi desnecessária...

*****

Começa com um abrir de papel, a confirmação de que agora você já é mãe, geralmente essa sensação vem recheada de enjôos e desejos esquisitos, depois nos tornamos a figura típica de mãe com aquela barriga enorme, tudo lindo, mas esquecem-se das pernas inchadas, do cansaço, da dor nas costas, da briga em tentar arranjar uma posição confortável na cama. Também tem a mágica de saber que outro ser está crescendo e ganhando formas dentro de nós. Por mais que me expliquem de forma científica, pra mim, isso é um milagre, criar unhas, cabelos, um coração, mãos, pés e braços dentro de mim??? Não existe nenhuma explicação científica que me convença.

E eles vêm ao mundo e nos sentimos felizes e assustadas, como cuidar daquele ser tão pequeno, tão indefeso. Como adivinhar que choro é aquele, dor, fome, sono, ou apenas choro de colo? Mas aprendemos, aprendemos a superar esse medo, e nos deliciamos a cada nova careta, quando esbosam um sorriso e chegamos ao ápice do prazer quando ouvimos sua boca pequena dizendo "mamãe".

E eles crescem e tornam-se nossos, você sabe que eles estão em segurança no quarto, dormindo, acompanham a todos os eventos familiares.

Mas mãe é também dizer muito mais não do que sim, é saber que existe uma grande diferença em amar, e educar com amor. É segurar o braço forte na hora de dar vacina, é deixar que mesmo com todo amor sentido nossos olhos transpareçam aquela ponta de desapontamento. É ficar duas horas em pé esperando que eles arrumem o quarto, tarefa que faríamos em 15 minutos. É fazer com que eles paguem as balas que pegaram no mercadinho da esquina. Que comam na mesa, salada, carne, arroz e feijão.

É ouvir que a mãe da fulaninha deixa a amiga ficar na festa até mais tarde e mesmo assim ficar firme no seu limite de horário e ser taxada de cruel... Ser mãe é deixar que nossos filhos caiam, para que aprendam a andar com as próprias pernas.

E eles aprendem, e crescem, sei que o meu vai crescer também, e vai pro mundo, porque na verdade os criamos para isso. E sei que a noticia diária passará a ser por telefonemas, que as visitas serão espaçadas e que a saudade aumentará a cada dia.

E eles crescem tornam-se homens e mulheres de bem, porque ouviram muito nãos pela vida e cresceram com isso, porque ensinamos os valores que eram necessários para esse crescimento... Então somos recompensadas pelo bom trabalho, tornamo-nos avós, mães com açúcar, onde não temos a obrigação de educar, quando não sentimos a dor de dizer não, quando ai então podemos nos deliciar com os "sin's" dessa vida, para desespero de todos os nossos filhos....

Para todas as mães e avós (e para mim tb né) que por aqui passam, um excelente dia da mães!

Nenhum comentário: