quinta-feira, outubro 21, 2004

A Dona Da História

Fui ao cinema com um amigo na terça (não vou entrar em detalhes sobre isso não rsrs), filme brasileiro, bom elenco (Marieta Severo, Antônio Fagundes, Débora Falabella, Rodrigo Santoro), filme leve, final previsível, mas faz pensar na vida...
Quem nunca pensou nos "se's" da sua vida? Se não tivesse ido aquela festa? Se não tivesse me casado com essa pessoa? Se tivesse feito aquele intercambio? Se tivesse feito exatas em vez de humanas? Se tivesse a chance de saber como tu estaria daqui a 30 anos, mudaria tua história?
Eu já pensei muito nos "se's" da minha vida. Como estaria hoje? Se eu não tivesse tido filho... Se não tivesse me envolvido com certas pessoas... Se tivesse me envolvido com outras que não dei chance... Se tivesse virado a esquerda em vez da direita... Estaria melhor? Pior? Na mesma? Mais feliz? Mais triste? Impossível saber!
A cada dia, a cada momento fazemos escolhas simples (o dom maravilhoso que temos: livre arbítrio), mas que decidem nossa vida, são decisões que fazem com que hoje sejamos nós nesse exato momento, nessa exata situação, nessa realidade...
Sim somos Os Donos da História... Costumo dizer que não da pra pensar nos "se's" que não fizemos, porque se tomamos uma decisão, se agimos de uma certa forma, é porque naquela exata fração de segundo nos pareceu o ideal, o caminho mais sábio a seguir.
É claro que temos sempre o poder de jogar tudo pro alto, mudar, recomeçar, mas não apagaremos nunca o que somos, o que nossas escolhas nos tornaram, não poderemos nunca voltar atrás e reescrever, escolher nosso destino...
Não nos preocupemos com os "se"s" de nossa vidas, temos sim que acreditar ter sido o mais acertado (mesmo que a realidade, às vezes teime em dizer o contrário). Que fomos sim, donos da nossa própria história e seremos sempre responsáveis por cada decisão que tomarmos.
Mas a principal coisa que tirei desse filme foi que: VALE A PENA SEMPRE!!. Vale sempre a pena amar, acreditar no amor, acreditar nas pessoas, acreditar em nós mesmos. Vale, vale muito a pena sermos donos de nossa própria história, errando muitas vezes, acertando em outras, mas sendo infinitamente delicioso escolher, ficar apreensivo e não conhecer nosso futuro. Surpreendermo-nos!

Nenhum comentário: