segunda-feira, novembro 01, 2004

Porto Alegre é Demais

Porto Alegre é Demais
Compositor: José Fogaça (prefeito eleito de Porto Alegre)


Porto Alegre é que tem
Um jeito legal
É lá que as gurias
Etc. e tal
Nas manhãs de domingo
Esperando o Grenal
Passear pelo BricNum alto astral
Porto Alegre me fazTão sentimental
Porto Alegre me dói
Não diga a ninguém
Porto Alegre me temNão leve a mal
A saudade é demais
É lá que eu vivo em paz
Quem dera eu pudesse
Ligar o rádio e ouvir
Uma nova canção
Do Kleiton e Kledir
Andar pelos bares
Nas noites de abril
Roubar de repente
Um beijo vadio.


*************

Cultura na Praça


Começou nesse fim de semana a 50ª Feira do Livro de Porto Alegre (a maior feira a céu aberto da América Latina), domingo fui lá, é impressionante o quanto esse lugar me faz bem, pessoas, tribos, estilos diferentes, todos ali unidos pela paixão pelas letras, pelo novo, por simplesmente ver gente, encontrar pessoas.

Andar por entre as bancas de livros, folhear, cheirar (livro pra mim é uma coisa complexa de mais), lembrei-me de minha infância, não teve um ano que não fui, desta fez levei Bernardo (que tb é outro maluco por livros), impressionante a felicidade dele, correndo de uma banca pra outra, sem saber qual livro querer, ou melhor, querendo todos, acabou saindo de lá com 9 livros. Comprei os meus também, não todos que gostaria, mas me senti feliz, entre os autores: Clarice Lispector, Zibia Gasparetto, Drauzio Varella, Sidney Shandon, José Saramago...
Cultura nas ruas, na praça, dia de sol, encontro de pessoas... Não há combinação melhor!

*************
Sou bairrista sim, amo minha cidade, o ar, as pessoas, a cultura, as opções, amo meu bairro, Bom Fim, costumo dizer que é uma cidade à parte dentro de Porto Alegre, tribos de todos os estilos, parque, café, livrarias, sebos, feira todos os sábados e domingos, ruas arborizadas... Um bairro político, de boêmios, sonhadores, poetas, escritores, de rebeldes...

Porto Alegre, Usina do Gasômetro, Parcão, Redenção, Teatro São Pedro, Praça da Matriz, Rua da Praia, Lima e Silva, Goethe, Calçada da Fama, Calçadão de Ipanema, Casa de Cultura Mario Quintana, Fórum Mundial, Mix Bazar.... Ai hoje eu to nostálgica...

Nenhum comentário: